segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Resenha - A Fera

 A Fera - Resenha 
Editora: Galera
Autora: Alex Flinn
Título Original: Beastly
Páginas: 317
Avaliação: 


Eu sou uma fera. 

Uma fera. Não exatamente um lobo, ou um urso, um gorila ou um cão, mas uma terrível criatura que anda em duas patas — uma criatura com dentes e garras e pelos surgindo de cada poro de minha pele. Sou um monstro. 

Você acha que estou falando de contos de fada? De jeito nenhum. O lugar é Nova York. O momento é agora. Não sofro de uma deformidade ou uma doença. E vou ficar dessa forma para sempre — destruído —, a não ser que possa quebrar o feitiço. 

Sim, o feitiço, aquele que a bruxa da minha aula de inglês lançou sobre mim. Por que ela me transformou em uma besta que se esconde durante o dia e rasteja à noite? Vou lhe contar. Vou lhe contar como eu costumava ser Kyle Kingsbury, o cara que você gostaria de ser, com dinheiro, beleza e uma vida perfeita. E aí vou contar como me tornei... a fera


A fera, de Alex Flinn é uma releitura do conto de fadas já conhecido de todos: A Bela e a Fera. Num cenário contemporâneo, com situações do dia a dia e personagens atuais.

A ideia geral do livro, logo de cara, de agradou bastante. Eu meio que sempre quis uma releitura escrita de desenhos clássicos, então logo me interessei pelo livro. Alex Flinn, além de Beastly (título original de A Fera), também escreveu uma adaptação para A Bela Adormecida, chamado A Kiss in Time, que eu espero sinceramente que chegue logo por aqui.

Comprei o livro na Bienal do Livro aqui no Rio. Como tinha comprado muitos livros, ele ficou pra depois. Mas quando eu li, não consegui parar. Não sei explicar, a narrativa é feita pela visão da "fera", que no livro é Kyle Kingsbury, um menino rico e mimado que coloca a aparência em primeiro lugar, o livro flui tão bem que você tem vontade de ler mais um capítulo, depois mais dois capítulos, até terminar o livro todo. 
O engraçado foi como eu achei Kyle mesquinho e idiota(sim, idiota... completamente) no comecinho do livro e depois, com o decorrer da narrativa, fui achando ele um fofo. Eu gostava de ler sobre como ele se sentia, sobre as coisas que ele se arrependia e sobre os traumas que ele tinha. Porque, na verdade, grande parte da culpa por ele ser um garoto fútil e superficial, é do senhor pai dele.

Bom, focando no livro, quando Kyle humilha Kendra(até então, uma garota estranha e "feia" do colégio dele) numa festa, ele recebe dela uma maldição. Kendra se mostra uma bruxa poderosa, e o enfeitiça, transformando-o num monstro peludo(diferente da versão do filme, onde ele fica tatuado e cheio de cicatrizes... que até que caiu bem no ator... cofcof) e dá o prazo de dois anos para que ele encontrasse alguém que pudesse amá-lo daquele jeito. Desesperado, Kyle se isola do mundo, tendo como única ligação com o mundo exterior um espelho mágico, dado por Kendra, para que ela se comunicasse com ele. O pai de Kyle o manda para uma casa escondida, junto da empregada e de um tutor cego.
No decorrer da história, Kyle vai se conformando em ficar Fera para sempre, mas então, conhece Lindy. Ele vê uma esperança, uma luz no fim do túnel e a trás para morar com ele (um acordo que ele fez com o pai de Lindy, que havia invadido sua casa, numa noite). 

A Fera é um romance lindo, que tem uma mensagem moral forte, boa narrativa, personagens bem construídos e como todo conto de fadas, um final feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário